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A segmentação de mercado

A importância da segmentação de mercado

A segmentação de mercado é um processo que identifica e analisa grupos de
clientes com necessidades e desejos semelhantes. Para viabilizar um novo
negócio o empreendedor deve ter a visão de que é necessário identificar o
seu público-alvo e manter um foco no mercado. Em seguida é feito um estudo
acerca desse consumidor identificado, que ressalta características importantes
para o sucesso do lançamento de um novo produto ou serviço nesse mercado
promissor que exige cada vez mais das empresas qualidade em relação às
características do produto, preço justo, distribuição eficaz e uma comunicação
que atinja o público-alvo e desperte no mesmo o interesse pelo consumo.

Quando a pequena e micro empresa começa a operar ou, até mesmo antes de
sua operação, na fase de planejamento da empresa, um dos erros recorrentes
é o empresário achar que pode vender para todo tipo de cliente e escolher seu
público alvo sem alguns cuidados recomendáveis. Na falta da segmentação
o empresário encontra dificuldades de viabilizar seu produto no mercado,
não executa bons negócios e quando se vê obrigado a fechar a empresa não
entende o porquê não conseguiu vender seu produto. É simples entender,
o empresário destinou seu produto para o público errado, ou nem focou em
público nenhum e achou que todos os clientes em potencial de compra se
interessariam em comprar patins, por exemplo, e não só um público mais
jovem que gosta de esportes radicais e tem preferências semelhantes.

Há duas semanas ingressei na equipe comercial da Siagri Sistemas de
Gestão, o que mais me despertou interesse nessa empresa, dentre diversos
outros quesitos, foi justamente a questão da segmentação, o empreendedor
da empresa teve a visão estratégica correta de direcionar o seu produto
exatamente na direção daquele público que tinha interesse. Quando o cliente
da Siagri conhecia o software e todas as suas funcionalidades, o interesse
e a necessidade pelo serviço surgiam de tal modo que o mesmo passava a
entender a importância do software para viabilizar novos negócios e trazer
facilidades na administração da empresa.

Quando o consumidor encontra no mercado um produto com o qual se
identifique ele passa a somar valores à marca, e cria a partir daí uma ligação
com o produto, a tão disputada fidelidade que as empresas buscam. Assim
aconteceu com a Siagri, o revendedor de insumos agrícolas e agropecuários
se deparou perante um software desenvolvido só para o seu segmento,
com todas as funcionalidades necessárias, dessa forma o cliente criou um
elo de fidelidade, tanto que hoje a Siagri Sistemas é líder do segmento no
mercado nacional, a questão da segmentação, dentre muitos outros fatores
de uma administração eficaz, muito influenciou para a viabilização da empresa
trazendo resultados positivos e criando uma identidade, um posicionamento
eficaz no mercado.

Sinto-me honrada em fazer parte da equipe de uma empresa como a
Siagri, que utiliza estratégias de administração eficazes trazendo assim o
posicionamento ideal para viabilizar resultados positivos. Recentemente
formada em marketing, e sempre estudando o mercado como um todo posso
afirmar que empresas como a Siagri de destacam enquanto qualidade na
satisfação de colaboradores e clientes.

Como parte da equipe comercial é interessante ressaltar a importância da
qualidade do relacionamento com o nosso cliente. O processo da conquista
do cliente não é uma tarefa fácil, requer planejamento, e a execução de
estratégias certeiras para manter esse cliente, o tornando um fiel aliado à
empresa, já que o mesmo se sente beneficiado com o software da Siagri. Em
nome dos novos membros da equipe comercial, ressalto o quanto estamos
empenhados em executar nossas funções de maneira que traga resultados
positivos a organização, e claro focando no nosso principal aliado, o cliente, e
buscando atender suas necessidades, criando desejo e satisfação.

Aliny Moreira de Oliveira

Categorias:Marketing
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